Foto: Comunicação Social 3ª DE (Divulgação)
ATUALIZAÇÃO - Esta reportagem foi atualizada às 10h de 13 de junho
Faltando três dias para a visita do presidente do país, Jair Bolsonaro (PSL), e do vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), entidades de Santa Maria trabalham nos preparativos para recebê-los. Na expectativa da presença de Bolsonaro durante a Festa Nacional da Artilharia (Fenart), no sábado à noite, a equipe da Presidência e militares do Regimento Mallet iniciou a preparação do local na tarde de ontem.
A solenidade no Mallet será fechada para convidados, sem acesso do público. Membros do PSL e outros apoiadores de Bolsonaro também organizam um cenário de recepção para o presidente e seu vice.
A passagem dos chefes do Planalto por Santa Maria vai iniciar a partir das 11h de sábado, quando Mourão, que chegará antes do que Bolsonaro, irá inaugurar 16 prédios da UFSM em solenidade no Centro de Convenções. Quem quiser acompanhar o evento no local, que tem capacidade para até 1,2 mil pessoas, precisará realizar um credenciamento via internet até hoje.
No início da semana, um cadastro para a imprensa chegou a ser disponibilizado, mas ontem a assessoria do vice-presidente suspendeu o acesso de veículos de comunicação para fazer a cobertura. Porém, não informou os motivos.
CREDENCIAMENTO
Para ter acesso à solenidade com Mourão na UFSM:
- Cadastramento pela internet neste link até 13 de junho
- Informações - (55) 3220-8700
- E-mail - ascomgabinete@ufsm.br
Na solenidade, será proibido, inclusive, o uso de câmeras fotográficas profissionais, a não ser dos assessores do governo federal e da UFSM. Já detalhes sobre o acesso da população ao Centro de Convenções e o controle do público ainda não foram divulgados. A cerimônia contará com o descerramento de uma placa que marca a inauguração dos prédios, que deve durar entre 1h30min e 2h.
O rumoroso vazamento da Lava-Jato
No sábado à tarde, a partir de 16h, apoiadores de Bolsonaro irão aguardá-lo na Ala 4 (antiga Base Aérea), que deve chegar ao entardecer para acompanhar a Festa da Artilharia no Regimento Mallet. De acordo com o presidente do PSL em Santa Maria, Patric Lüderitz, a mobilização já está acontecendo durante a semana.
- Nós estamos organizando a "semana do presidente". Solicitamos às pessoas que ponham bandeiras verdes e amarelas nas casas para demonstrar apoio a ele (presidente) - explica Lüderitz.
Depois do desembarque no coração do Rio Grande, Bolsonaro deverá se deslocar de carro, acompanhado de carreata dos apoiadores, até o Regimento Mallet. No local, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e autoridades militares já estarão aguardando a chegada do presidente. A presença do governador Eduardo Leite (PSDB) ainda não foi confirmada, mas é provável de ele também estar presente, segundo o Piratini.
PROTESTOS
Sobre sobre possíveis manifestações durante a visita de Mourão na UFSM, o Diretório Acadêmico Estudantil (DCE) não quis dar detalhes. Em nota, o DCE informou que "ainda estamos discutindo a questão da vinda do vice-presidente, mas, por questões de segurança, não divulgaremos. Inclusive porque, a despeito de anos passados, os estudantes não terão direito a voz nesse ato de inauguração."